domingo, 1 de setembro de 2013

O Código Binário

 Hoje eu vou falar sobre o código binário, um código binário é uma sequência de bits (Binary digit), uma sequência numérica, que dá instruções à uma máquina, a sequência é formada pelo dígitos 0 e 1, pois é só o que a máquina entende, 0 ou 1, tudo ou nada, muito ou pouco, sim ou não.

Nós estamos acostumados com o sistema decimal, em que temos os números de zero a nove, e quando vamos passar do nove, voltamos ao zero, e assim por diante vamos criando vários números a partir de 10 algarismos; ex.; 1,2,3,4,5,6,7,8,9 - 10,11,12,13...
 Com um código binário não é muito diferente, a única diferença é que temos apenas 2 dígitos, ao invés de 10, assim, quando vamos passar do 1, voltamos ao 0, e assim formamos vários números com apenas dois algarismos. Usando o sistema binário, 1 + 1 = 10.

Um código binário é gerado a partir de um script que foi compilado, se tornando algo legível pela máquina.
 Uma sequência de 8 bits é denominada byte (Bynary term), e uma sequência de 4 bits é denominada nibble.

A partir do sistema binário pode-se realizar operações lógicas e aritméticas usando apenas dois dígitos ou dois estados, toda eletrônica digital, computação e programação está baseada nesse sistema e na lógica de Boolean, que permite representar os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas por circuitos eletrônicos digitais. Os programas de computador geralmente são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc).

Os programas de computador quase nunca são criados em linguagem de máquina (código binário), são criados com linguagens de programação, mas devem ser traduzidos para que a máquina possa entender.

Espero que tenham gostado, obrigado.

2 comentários: